Registro da pesquisa. |
De acordo com dados do registro, a pesquisa foi contratada por Aurélio Vinícius Campelo Bogea, ex-assessor da Secretaria Municipal de Comunicação de São Luís, exonerado em abril do ano passado.
Na última quinta-feira (30) o portal Imirante.com publicou os números da pesquisa de intenção de voto do eleitorado bacabalense para prefeito. O levantamento do conceituado Instituto Prever, contratado pela Rádio Mirante e pelo próprio portal Imirante, ouviu 657 eleitores nos dias 19 a 21 de agosto (MA -07006/2024), com margem de erro para mais ou para menos de 3,8% e o intervalo de confiança de 95%.
Em todos os cenários, o candidato da Coligação Bacabal do Jeito Que o Povo Quer - formado pelo MDB, PP,, PSB, PSDB, PL, PRD, PT, PCdoB e PV - lidera a disputa.
No cenário espontâneo, ele aparece com 46,7% das intenções de votos, seguido por Marcos Miranda (União Brasil) com 21,3% e Plínio Oliveira (Novo) com 0,6%. Quando os nomes dos candidatos são indicados ao eleitor, o cenário é o seguinte: Roberto Costa 62,7%, Marcos Miranda 28,8%, Plínio Oliveira, 1,8% e Jansen Penha (Mobiliza), 0,3%.
Quando o Prever pergunta sobre quem o eleitor acredita que vai vencer as eleições em Bacabal independente de quem vai votar, 67,4% dos eleitores disseram que o próximo prefeito será Roberto Costa. Outros 20,9% afirmam ser Marcos Miranda, 0,5% apostam em Plínio de Oliveira e 0,2% em Jansen Penha.
Edvan em alta
A gestão do atual prefeito de Bacabal também foi avaliada pelos entrevistados e 67,3% deles disseram aprovar a forma de administrar de Edvan Brandão.
Os números não surpreenderam, pois tanto Roberto Costa como Edvan Brandão sempre registraram altos índices de aprovação quando são avaliados pelos bacabalenses, tanto é que, em quase 6 anos de mandato, o prefeito praticamente não teve oposição, e o deputado estadual sempre liberou com folga todas as pesquisas eleitorais referentes às eleições municipais deste ano.
Ducha fria
Marcos Miranda ficou com cara de poucos amigos ao saber que Roberto se mantém isolado na liderança. |
A confirmação do favoritismo de Roberto Costa foi uma verdadeira ducha fria nas pretensões do principal nome da oposição. Com a Candidatura Impugnada pelo Ministério Público Eleitoral, Marcos Miranda tentava desesperadamente criar um cenário favorável para ele cooptando candidatos a vereador da concorrência, contratando pessoas para fazer volume em seus eventos, e ainda financiando uma mal-sucedida onda de fakes news contra Roberto Costa, que nada adiantou.
Agora, não se dando por vencido e incomodado com a repercussão do resultado da última pesquisa, Marcos se prepara para contra-atacar. Neste domingo (1°), uma outra pesquisa será divulgada por setores da imprensa alinhados a ele e por asseclas pagos para passar 24 horas por dia disseminando inverdades nas redes sociais, dentre os quais, até advogados.
Sem confiança
Curiosamente, o instituto responsável pelo novo levantamento é o Qualitativa, que já teve pesquisas suspensas pela justiça Eleitoral do Piauí, por suspeita de fraudes. De acordo com informações do jornalista Leandro de Sá, o instituto foi criado em 3 de Julho de 2020 e o endereço só existe no papel.
0 Comentários