Roberto Costa (à direita) com Dr. Emílio e o prefeito Edvan Brandão. |
O MPE, por meio da Promotoria Eleitoral da 13ª Zona do Estado do Maranhão, emitiu pareceres assinados pela promotora Klycia Menezes favoráveis ao registro de candidatura a prefeito de Jansen Penha e Plínio Oliveira. De acordo com o documento endereçado à Justiça Eleitoral, Penha, filiado ao Partido Mobiliza, requereu o registro, ocasião em que apresentou a documentação exigida em lei, no entanto, após análise, foi constatada pendência em relação à declaração de bens e a ausência das certidões criminais para fins eleitorais expedidas pela Justiça Federal e pela Justiça Estadual de 1º e 2º graus, porém, após intimado, o candidato apresentou as devidas certidões, como nova declaração, na qual incluiu todos os seus bens.
Assim, não havendo pendência quanto à sua filiação partidária, quitação eleitoral, nem registro de inelegibilidade, o Ministério Público Eleitoral diz não verificar qualquer impedimento ao deferimento da candidatura.
Manifestação favorável também recebeu o candidato a prefeito Plínio Oliveira, do Novo. Contudo, até o início desta segunda-feira, 2 de setembro, Roberto Costa, do MDB, era o único com o registro deferido pelo juiz eleitoral. "Diante do exposto, em harmonia com o parecer ministerial, DEFIRO o pedido de registro de candidatura de JOSÉ ROBERTO COSTA SANTOS".
Ficha suja
Além do mais, o Tribunal de Contas da União divulgou a lista de gestores do Maranhão, cujas contas foram julgadas irregulares, na qual se encontra o nome de Marcos Miranda.
ENTENDA O CASO
Candidatos a vice-prefeito
Após análises de documentos e sanadas pendências, os quatro concorrentes ao cargo de vice-prefeito de Bacabal receberam parecer favorável ao registro de candidatura, são eles: Dr. Emílio, do Progressistas, companheiro de chapa de Roberto Costa; Vieira Filho, do União Brasil, companheiro de chapa de Marcos Miranda; Vaqueiro Bil, do Novo, companheiro de chapa de Plínio Oliveira; e Cuxá do Sincoral, do Mobiliza, companheiro de chapa de Jansen Penha.
Vereadores
Na pauta do MPE e da Justiça Eleitoral ainda estão os julgamentos dos pedidos de registro de candidatura daqueles que disputam uma vaga na Câmara Municipal de Bacabal. A relação completa com deferidos, indeferidos e em outras situações será divulgada ao longo da semana.
0 Comentários