Os partidos e/ou candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador que pretendem concorrer nestas eleições têm até o próximo dia 15 de agosto para fazer à Justiça Eleitoral o pedido de registro de candidatura. Boa parte dos que pretendem uma das dezessete vagas na Câmara Municipal de Bacabal já cumpriu essa etapa e consta no sistema DivulgaCand, ferramenta desenvolvida e gerenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nela também é possível acompanhar os dados públicos sobre a prestação de contas eleitoral e estão disponíveis os dados por região, município, estado e os cargos em disputa. Ao selecionar o nome do candidato(a), é possível obter várias informações, tais como: número e nome a ser utilizado na urna, partido, composição da coligação (se for o caso), grau de instrução, ocupação, site oficial da candidata(o), proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais, entre outras.
Curiosidade
Além do número, muitos candidatos terão na urna eletrônica o nome pelo qual o eleitor melhor o identifica, e, sendo assim, há aqueles que adotam a localidade onde mora ou atua politicamente, por exemplo: Dedê da Trizidela, Adailton do Brejinho, Carlinhos Terra do Sol. Há ainda os que preferem a profissão ou a área que trabalham: Aldaires da Saúde, Antonio Carpinteiro, Arlindo da Farmácia. Também tem aqueles que o "nome de guerra" é bastante curioso e, às vezes, soa engraçado. Num breve levantamento, omaranhense.com.br destacou alguns. Veja abaixo.
0 Comentários