Por Diego Emir - Jornalista e blogueiro
O Governo Federal divulgou na última semana o IDEB, que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). E no Maranhão, 25 municípios estão entre os piores na Educação.
No segmento das Séries Iniciais, que compreende os anos 1 ao 4, São Benedito do Rio Preto obteve o pior índice. A cidade comandada por Wallas Rocha, que tenta a reeleição, obteve apenas nota 4. Logo em seguida estão os municipios de Apicum-Açu, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Mata Roma e Santo Amaro com nota 4,1. Na sequência aparecem Anapurus, Bequimão, Jenipapo dos Vieiras, Monção, Montes Altos, Olinda Nova do Maranhão, Santa Filomena, São Félix de Balsas e São Raimundo do Doca Bezerra que estão com nota 4,2.
Entre as Séries Finais, que compreendem o 5º ao 9º ano, Nova Iorque é a pior de todas com a nota 3. A cidade é comandada por Daniel Castro que vai tentar a reeleição.
São João Batista vem logo em seguida com nota 3,1; Governador Eugênio Barros e Jenipapo dos Vieiras obtiveram 3,2; Davinópolis, Palmeirândia e São Roberto 3,4; Água Doce do Maranhão, Araguanã, Arame, Cajari, Cajapió e Mirador com 3,5.
Bacabal
Os municípios que possuem as melhores notas são Bacabal e Vargem Grande, ambos obtiveram 7,3 nas séries inciais e finais, respectivamente.
0 Comentários