ELEIÇÕES 2024: Marketing sujo financiado por Marcos Miranda usa morador de rua para criar fake news

Marqueteira contratada por Marcos Miranda compartilhando fake news criada pela equipe dela.

Quando resolveu se candidatar a prefeito de Bacabal, o empresário Marcos Miranda, de Bom Lugar, sabia das dificuldades que seria disputar com um concorrente bem mais qualificado do que ele, com anos de serviços prestados ao município, influente na classe política maranhense e, acima de tudo, ficha limpa. Roberto Costa, que sempre liderou com folga as pesquisas de intenção de voto, tem ainda a seu favor o incondicional apoio do prefeito Edvan Brandão, um dos mais bem avaliados do estado; dos deputados estaduais Davi Brandão e Florêncio Neto, que têm Bacabal como principal base eleitoral; de 14 dos 17 vereadores da atual legislatura; de ex-prefeitos; ex-deputados estaduais; ex-deputados federais; ex-vereadores; do governador Carlos Brandão e da deputada estadual Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa.

Para pelo menos tentar competir, Marcos também sabia que precisaria ir além do debate no campo das propostas e das ideias, seria necessário partir para a baixaria, e, para tanto, não pensou duas vezes em contratar uma profissional que de uns tempos para cá se especializou no marketing sujo, apelativo, que não prima pela qualidade e muito menos pela verdade. Basta ver que a campanha eleitoral nem bem começou e ela já coleciona micos e mancadas, como, por exemplo, quando relacionou a palavra "roubo" ao nome de Marcos Miranda, que, vale lembrar, teve a candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral justamente por tomar como base 67 condenações por irregularidades na aplicação de recursos públicos.

Título de matéria publicada no blog da marqueteira.

Devido a repercussão negativa nas redes sociais, horas depois mudaram a expressão "roubo" por "se destacou", mas já era tarde, havia virado meme.

Morador de rua

A mesma estratégia resultou em outro vexame para Marcos Miranda, quando, na noite desta sexta-feira (23), a própria marqueteira disseminou em vários grupos de WhatsApp a falsa informação dando conta que um evento da campanha de Roberto Costa teria pessoas vindas de São Luís Gonzaga para fazer número. Na fake news, um homem aparece sendo questionado: O senhor veio de onde?, de imediato ele responde: de São Luís Gonzaga,  e diz ter sido deixado abandonado no local.

Porém, não demorou muito para a falsa narrativa ser desconstruída pelo apresentador de TV e repórter Ray Lima, que, para infelicidade da equipe de Marcos Miranda, já havia entrevistado o mesmo homem, usuário de drogas que perambula pelas ruas de Bacabal e, talvez, sequer sabe onde fica São Luís Gonzaga. Ray Lima, inclusive, compartilhou nos mesmos grupos o link de uma reportagem que ele produziu, e nela aparece o homem identificado como Joãozinho.

Morador de rua de Bacabal induzido a dizer que era de São Luís Gonzaga.

Em outra reportagem de arquivo resgatada pelo repórter da TV Mearim, a mãe de Joãozinho, dona Maria do Socorro, concede entrevista agradecendo pela cirurgia de vista que fez por intermédio do deputado estadual Roberto Costa, assim, jogando por terra mais uma manobra do marketing sujo financiado pelo candidato impugnado e ficha suja Marcos Miranda, de Bom Lugar.

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