ELEIÇÕES 2024: Cenário do futuro político e administrativo de Bacabal começa a ser moldado

Prefeito Edvan assumiu o mandato em julho de 2018, ainda interinamente, depois foi eleito e reeleito.

A data das próximas eleições para a escolha de prefeito(a), vice-prefeito(a) e vereadores(as) está chegando, é 6 de outubro, e o cenário que teremos em Bacabal no quadriênio 2025/2028 começa a ser moldado a partir de agora. Veja abaixo.

Prefeito(a) - Eleito e reeleito,  Edvan Brandão anunciou que apoia a candidatura de Roberto Costa, do MDB. Pela oposição, até o momento três nomes se apresentam como postulantes ao cargo de chefe do executivo bacabalense: Marcos Júnior (União Brasil), Plínio Oliveira (Novo) e Jansen Penha (Mobiliza).

Vice-prefeito(a) - Companheira de chapa de Edvan Brandão nos dois pleitos vitoriosos nas urnas, de 2018 (suplementar) e 2020, a vice-prefeita Graciete Trabulsi tenta vaga na Câmara Municipal. O advogado Dr. Emílio é o provável candidato a vice de Roberto Costa, enquanto o filho do ex-prefeito Zé Vieira, o Vieirinha, está confirmado como o de Marcos Júnior.

Plínio Oliveira e Jansen Penha ainda estudam as possibilidades de lançarem chapa puro-sangue ou negociarem a vaga de vice com outros partidos.

Vereadores(as) - Dos  atuais 17 edis, pelo menos 4 desistiram de concorrer à reeleição: Regilda Santos, Professor Markim, Valdivan da Bela Vista e Manuel da Concórdia, o que de início garante uma renovação de 24%.

Buscam novo mandato: Reginaldo do Posto, Melquíades Neto, Alberto Sobrinho, Natália Duda, Alex Abreu, Anderson Viana, Feitosa, Maurício Silva, Dedê da Trizidela, Venâncio do Peixe, Fernando da Luziana, Serafim Reis e Professor Gusmão.

Dos que abriram mão de pleitear a permanência na Câmara,  por enquanto, apenas Manuel da Concórdia e Valdivan da Bela Vista definiram quem apoiam. O primeiro vai com Ivonete Paiva, conselheira tutelar; o segundo com o jovem Paulo Henrique, liderança comunitária da região da baixada e sobrinho do prefeito.

Tentam retornar à Câmara: Professor Maninho, Dr. Lula, Coronel Egídio, Rogério Santos, Erivelton Martins, Teles (através da filha Patrícia) e Ly Brandão (através da filha Eliziete).

Secretários(as) municipais que deixaram suas pastas para concorrerem: Jerry Ibiapina (Cultura), Erivelton Martins (Desporto e Lazer), Leonardo Cipriano (Juventude) e Patrícia Teles (Adjunta da Educação).

Caras novas: Da lista dos eventuais vereadores eleitos para a próxima legislatura, os mais badalados são o ex-senador João Alberto e o youtuber Romarinho.

EM TEMPO: Desse breve levantamento é possível ter ficado alguém de fora, mas a intenção é só dar uma pequena amostra da movimentação política na capital do Médio Mearim.

E MAIS: De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após isso, têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

De acordo com dados do Fórum Eleitoral Juiz Dionísio Rodrigues Nunes, 69.691 eleitores estão regulares, aptos a votarem, em 334 seções, nas zonas urbana e rural.

A campanha começa em 16 de agosto.

LEIA TAMBÉM:

E O PIX? NADA? Pré-candidatos a vereador e lideranças políticas estão levando calote do Coronel Saruê

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu