Dr. Emilio (primeiro à esquerda) é nome de consenso, mas só deverá ser confirmado mais próximo das convenções. |
De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após isso, têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Apesar da proximidade desse período, ainda há muitas indefinições pelo Maranhão afora, como é o caso de Bacabal, município a cerca de 254 quilômetros da capital, que, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica - IBGE, registra uma população de 105.094 habitantes.
Já de acordo com dados do Fórum Eleitoral Juiz Dionísio Rodrigues Nunes, 69.691 eleitores estão regulares, aptos a votarem, em 334 seções, nas zonas urbana e rural.
Nas últimas eleições, para a escolha de governador, vice-governador, senador, deputado estadual e federal, a abstenção foi de 18,87%.
Pesquisa
Roberto Costa e Dr. Emílio em ação social. |
Levantamento realizado pelo Instituto Econométrica, em março deste ano, sobre a preferência do eleitorado para prefeito, mostra que Roberto Costa (MDB) é o mais citado em todos os cenários possíveis. Contudo, ele que exerce o quarto mandato de deputado estadual, ainda não assumiu publicamente a condição de pré -candidato, muito embora tudo leve a crer que será o nome apoiado pelo grupo de Edvan Brandão (PDT), prefeito reeleito.
A vaga de vice-prefeito na chapa do emedebista deve ser ocupada pelo advogado Dr. Emílio, assessor jurídico do município, que, diante da indecisão de Roberto Costa, no ano passado chegou a ensaiar sua pré -candidatura a prefeito, quando conseguiu de forma meteórica cair nas graças do povo, que teve a oportunidade de conhecê-lo mais de perto. Dr. Emílio também uniu em torno do nome dele o apoio da bancada de vereadores governistas e até dos opositores, de infinitas lideranças comunitárias, como ainda de outras forças da classe política local que não fazem diretamente parte do grupo situacionista.
Porém, numa demonstração de fidelidade, respeito a sua trajetória e aos anos de amizade com Roberto Costa, ele recuou a favor do deputado que recentemente passou a dar indicações claras que pretende mesmo pleitear o cargo.
Experiência
Dr. Emílio tem a confiança do grupo pela experiência e capacidade demonstradas. |
Filiado ao Progressistas, Dr. Emílio tem lastra experiência no setor da administração pública e é co-responsável pela austeridade financeira da atual gestão, onde os servidores recebem rigorosamente em dia, muitas vezes antecipado, e honra com o pagamento dos fornecedores - uma forma de aquecer e prestigiar o comércio -, isso sem contar que possibilita tocar obras e serviços com recursos próprios do município.
Ainda quanto a vaga de vice na chapa apoiada pelo prefeito, especula-se outros pretendentes, mas os citados até agora não têm esse mesmo potencial administrativo para atuar ao lado do eventual novo gestor.
Dr. Emílio sempre primou pela unidade do grupo, inclusive, nunca se opôs a acatar a escolha de outro nome, entretanto, Edvan Brandão, por toda confiança e aprendizado que adquiriu ao longo do tempo, não abre mão do colega e por isso mesmo o advogado bacabalense deve ser confirmado como companheiro de chapa de Roberto Costa na disputa desse ano.
0 Comentários