Para restabelecer a trafegabilidade no km 363 da BR-222, em Santa Inês, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) , em conjunto com o Exército Brasileiro, está implantando uma ponte metálica em substituição ao pontilhão que colapsou no início deste mês. A estrutura provisória ficará em operação até que uma nova ponte seja construída no local. Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Santa Inês está implantando uma passarela para garantir a travessia a pé dos moradores do entorno.
Conforme o cronograma, a expectativa do DNIT é de que o tráfego no km 363 seja retomado no início de maio. Até que a ponte metálica seja concluída, o Departamento orienta aos usuários da BR-222 como rota alternativa que utilizem a BR-316 até Peritoró, sigam pela BR-135 até Presidente Dutra, ingressem na BR-226 até Porto Franco e utilizem a BR-010.
Em paralelo, técnicos seguem trabalhando nos estudos necessários para definir qual será a melhor solução de engenharia para reconstruir a estrutura colapsada.
Já no km 598 da BR-222, em Bom Jesus da Selva, o tráfego permanece operando no sistema de PARE e SIGA. Atualmente, técnicos do DNIT trabalham na execução da instalação de um bueiro. O local está devidamente sinalizado, alertando aos usuários sobre a alteração. A previsão é de que os serviços sejam concluídos até o final deste mês de abril, a depender de das condições climáticas favoráveis.
BR-316
No final da tarde deste domingo (14) um trecho da rodovia BR-316, também próximo a Santa Inês, cortou e aumentou o problema que tem mobilizado as autoridades.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, se manifestou agora há pouco sobre o rompimento da BR-222, no trecho entre Santa Inês e Santa Luzia.
Ele informou que entrou em contato com o ministro dos Transportes, Renan Filho, solicitando intervenção imediata do Dnit.
Segundo o ministro maranhense, pontes provisórias serão instaladas o mais rápido possível para que haja a retomada do tráfego. "Seguirei acompanhando o caso e trazendo novas informações", completou.
Já o ministro do Esporte, o maranhense André Fufuca também se manifestou para expressar a preocupação com a situação das rodovias afetadas pelas fortes chuvas em nosso estado, sobretudo, nas BRs 222 e 316, em trechos próximos ao município de Santa Inês.
0 Comentários