Maranhão sediará a Caravana das Juventudes

Caravana das Juventudes em Fortaleza/Foto:Arquivo.

Da Secom

O Maranhão sediará, na próxima terça-feira (6), na cidade de Bacabal, a partir das 8h, a Caravana das Juventudes – 20 Anos da Política Nacional de Juventude, ação que busca mobilizar a sociedade pela aprovação de um Plano Nacional de Juventude atualizado e que atenda às demandas da nova geração. Essa é a primeira vez que o estado receberá o evento, resultado de parceria entre o Governo do Maranhão, Governo Federal e a Prefeitura de Bacabal.

A inciativa, que ocorrerá no Instituto Federal do Maranhão (Ifma) Campus Bacabal, localizado na Avenida João Alberto, é realizada pela Secretaria Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).

“A Caravana das Juventudes é um símbolo da escuta, do cuidado e da valorização da juventude maranhense. Pela primeira vez essa iniciativa chega ao Maranhão e é com muita alegria que escolhemos Bacabal como ponto de partida”, destacou o secretário Nacional da Juventude, Thiago Prado.

A caravana está percorrendo vários estados brasileiros e já passou pelas cidades de Fortaleza (CE), Macapá (AP), Salvador (BA) e São Cristóvão (SE). Entre as atividades realizadas estarão debates, participação social, atividades lúdicas, apresentações das ações do governo federal, formação de gestores, feiras das políticas públicas e outras ações pertinentes ao evento.

“Estamos levando oficinas, rodas de conversa, atividades culturais, serviços e, principalmente, oportunidades de diálogo com os jovens para que eles sejam protagonistas na construção de políticas públicas pensadas por e para a juventude”, afirmou Prado.

Criação

A caravana surge a partir da comemoração da promulgação da Lei nº 11.129 de 30 de junho de 2005, considerada como um passo significativo no reconhecimento e no fortalecimento das políticas públicas voltadas para a juventude com a sua aprovação. A Lei não apenas só criou a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), mas também estabeleceu as bases para o Plano Nacional de Juventude, um instrumento essencial para garantir direitos, oportunidades e protagonismo aos jovens brasileiros.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu