"Fora da caixa"

Ao optar por adotar o critério técnico ao invés do político quando da formação da equipe de governo, o prefeito Roberto Costa (MDB)  me causou certo receio e dúvidas, mas, logo, veio à mente uma entrevista concedida  pelo ex-candidato à presidência da República, Enéas Carneiro, ao apresentador Jô Soares, que, naquela oportunidade, o indagou se teria ideia do perfil do seu ministério. Sem hesitar, Enéas respondeu: "A minha ideia fundamental é, que, para dirigir os ministérios, necessita-se de técnicos, pessoas competentes, e não de políticos. Chega de conluio, de conchavo" (Assista abaixo).

Por coincidência, esse mesmo pensamento está materializado na atual gestão de Bacabal, que, além de levar em conta o currículo dos integrantes dos primeiros escalões, foge do convencional ao não nomear quem exerceu ou esteja no exercício de mandato eletivo, como ex-vereadores ou os atuais. Há, no máximo, ex-candidatos que nunca chegaram a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal. A exceção é a professora Liduina Tavares, eleita para o legislativo bacabalense uma única vez.

"Meu nome é Enéas!"

Enéas Carneiro,  médico e político,  candidatou-se três vezes à Presidência da Republica e uma vez à prefeitura de São Paulo. Em 2002 foi eleito deputado federal, recebendo votação recorde. Tinha como bordão a frase "meu nome é Enéas!", usado ao término de seus pronunciamentos , geralmente, de quinze segundos, no horário eleitoral gratuito.

Em 6 de maio de 2007, aos 68 anos, Enéas Carneiro faleceu em sua casa, vitimado pela leucemia, após ter desistido do tratamento.

Moral da história

"Fora da caixa" é uma forma de sair da zona de conforto e buscar soluções diferentes para problemas comuns, adaptar-se à adversidade, e observar a partir de diferentes perspectivas.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu