Internos do sistema prisional produzem matracas para o São João do Maranhão

O Governo do Maranhão já deu a largada para o Maior São João do Mundo e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) segue trabalhando, agora em prol desta festividade tão importante para o estado.

Através do programa “Trabalho Com Dignidade”, que tem o intuito de inserir pessoas privadas de liberdade em ciclos produtivos de trabalho, a Seap contribuirá para a difusão cultural em nosso estado. Isso porque, em mais um ano, cerca de 15 mil matracas estão sendo confeccionadas pela mão-de-obra carcerária maranhense.

Os instrumentos estão sendo produzidos na fábrica de móveis do sistema, localizada na sede da Seap, onde são realizadas diversas etapas de produção, que saem com um excelente acabamento e levam a marca do Governo do Maranhão e do programa por todo Brasil e outros países.

Além dos benefícios para a ressocialização dos internos (pois a cada 3 dias trabalhados, é diminuído 1 dia da pena), outro ponto de destaque é a economia aos cofres públicos e promoção e valorização da cultura por parte do Governo do Estado.

Contexto cultur

As matracas são instrumentos essenciais em uma das manifestações culturais mais tradicionais do Maranhão: O bumba-meu-boi sotaque de matraca. Composta por dois pedaços de madeira retangulares, as matracas produzem um som agudo e forte quando batidas, proporcionando ritmo e animação às festividades juninas, arrastando multidões de admiradores da cultura popular maranhense.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu