Em uma demonstração de solidariedade e cooperação entre estados, o Governo do Maranhão enviará equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), qualificada para atuar em desastres diversos, para auxiliar no enfrentamento às enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. Foram destacados 19 militares, que terão o apoio de cães farejadores, e estarão equipados com materiais específicos para este tipo de combate. O embarque está previsto para segunda-feira (6).
Segundo o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, sete bombeiros que integram a Força Nacional já estão em deslocamento para o Rio Grande do Sul, levando como apoio três cães farejadores e uma série de equipamentos específicos para operações deste porte (barraca de acampamento, bote inflável com motor, equipamentos de mergulho, além de itens para uso em águas rápidas como coletes especiais, flutuadores, cabos para ancoragem, monóculo termal, roupa especial de mergulho, entre outros). E ainda moto aquática, van e duas viaturas tipo picape.
Os bombeiros maranhenses vão atuar diretamente no resgate de pessoas das áreas de inundações e enxurradas.
Avanço das chuvas
O número de mortos em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 39, segundo divulgou a Defesa Civil local, no início da noite desta sexta-feira (3). Há, ainda, 68 desaparecidos, 74 feridos, 32.248 pessoas fora de casa, sendo 8.168 pessoas em abrigos e 24.080 desalojadas (na casa de familiares ou amigos).
Ao todo, 235 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 351.639 mil pessoas.
Campanha virtual
Como forma de reforçar ainda mais esse apoio humanitário, o Governo do Estado criou a campanha @governo_rs para arrecadação de doações financeiras via PIX.
0 Comentários