O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira, a previsão do tempo para os próximos dias. Entre 16 e 24 de abril, poderá apresentar volumes de chuva maiores que 70,0 mm.
O Inmet monitora estas condições e reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações da previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais.
A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) irá provocar áreas de forte instabilidade no norte do Maranhão, onde a previsão indica chuvas superiores a 80 mm. Na parte leste, são previstos acumulados maiores que 60 mm.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
A previsão do tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente.
Estado de emergência
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na última semana, a situação de emergência nos municípios afetadas por desastres naturais provenientes das cortes chuvas. No Maranhão, Trizidela do Vale foi o primeiro a registrar inundações.
Com o reconhecimento, o município está apto a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.
0 Comentários