Comerciante em surto depressivo é morto pela polícia e familiares denunciam excessos

Acionada pelos próprios familiares da vítima, por volta das 10 horas deste sábado (20), a guarnição da Força Tática, do 18º Batalhão da Polícia Militar, sediada de Presidente Dutra, atendeu a ocorrência que culminou na morte do comerciante identificado como José da Silva de Sousa, conhecido como Zezin, de 44 anos de idade, morador do município de Dom.Pedro.

Segundo informações descritas pelo jornalista Adonias Soares que acompanha o caso de perto, a ação policial foi.desproporcional e revoltou a população. Para amigos e familiares do comerciante, o que houve foi uma execução.

Zezin, que sofria de depressão, inclusive já tentou tirar a própria vida, entrou no banheiro de seu estabelecimento, um.depósito  situado na avenida Gonçalves Dias, para tomar banho e lá permaneceu trancado mesmo com as tentativas desesperadas da esposa e do irmão para convencê-lo a sair. Diante da preocupação com o estado emocional do comerciante, eles decidiram acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Polícia Militar.

Ainda segundo o jornalista, o que se viu a partir daí foi uma sucessão de falhas. Testemunhas relatam que os policiais, ao invés de agirem com cautela e sensibilidade necessárias, optaram por táticas agressivas, como lançar uma bomba de gás lacrimogêneo através da janela do cômodo.

O ambiente que já estava tenso se agravou. Sem poder respirar, o comerciante saiu do banheiro com as mãos abaixadas e portando um facão, foi quando um membro da Força Tática efetuou três disparos, atingindo fatalmente Zezin na perna e no peito.

Adonias Soares contactou com o comando do 18° BPM, unidade operacional responsável pelo policiamento preventivo e ostensivo nos municípios da região, e ouviu do comandante Tenente Coronel Flávio Ramos a declaração que todas as medidas possíveis foram tomadas para conter a situação, que o comerciante naquele momento representava uma ameaça às pessoas presentes.

A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil.

A vítima deixa a esposa e duas filhas.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu